..

casaquinho em cordões de tricô - sem costura!

Esta receita eu copiei da mãe de uma amiga, isso lá pelo período mesozoico. E nem ela lembrava mais de onde tinha copiado. Acho que, até hoje, foi o modelo que mais repeti. Não me canso dela nunca! O resultado parece simples, mas é uma receita desafiadora - tem que prestar atenção. E o resultado fica bem bonito.



Material: 2 novelos de lã própria para bebê, agulhas 2½ ou 3.

Nível: Intermediário a experiente

Ponto utilizado: cordões de tricô (todas as carr em tricô ou todas em meia, a gosto)

Obs. Tricota-se a peça inteira, começando por uma frente e terminando na outra. Para as tricoteiras mais experientes ou corajosas, pode-se utilizar algumas técnicas mais avançadas. Veja ao final da receita.

Monte 70 p.

Trabalhe 6 carreiras em cordões de tricô (3 cordões).

Comece a trabalhar em carreiras mais curtas, como se segue:

1.ª carr: tricote 65 p.
2.ª carr: 1p. sem fazer, tricote 64p.
3.ª carr: tricote 57p.
4.ª carr: 1p. sem fazer, tricote 56p.
5.ª carr: tricote 41p.
6.ª carr: 1p. sem fazer, tricote 40p.
7.ª e 8.ª carr: tricote os 70p.

(No local onde se fez a carreira menor, aparecem uns buraquinhos, mas nada que comprometa. Eu já aproveitei para usar como passa-fita, e ficou uma gracinha. Se quiser experimentar uma técnica que não deixa esses buraquinhos, leia as dicas ao final.)

Repita essas 8 carr até obter 14cm medidos do lado maior.

Para a manga, coloque 37p contados do lado maior em uma agulha auxiliar.
Monte 44p (Você terá 77p na agulha).

Continue fazendo as diminuições do lado da pala e, ao mesmo tempo, faça carreiras mais curtas no punho: 4 carr até a beirada, 2 carr deixando os últimos 8p na agulha
Tricote até obter 14cm (medidos no meio da manga).

Para as costas, remate os 44p de baixo e retome os 37p que estavam na agulha auxiliar. Continue com as diminuições na pala e tricote até obter 22cm

Trabalhe a outra manga da mesma forma e faça a outra frente da mesma maneira, lembrando de fazer as 6 últimas carr em todos os pontos.

Costure as mangas e voilá!

Dicas: quando estiver fazendo as carreiras mais curtas, pode-se usar a técnica do short row and wrap (vídeo aqui, role a página), ou seja, digamos que você tricotou os 65 pontos da 1.ª carr e está tricotando todas as carr em tricô. O fio está na frente do trabalho, certo Passe o fio para trás do trabalho, peque o primeiro ponto da ag esquerda e transfira para a da direita, vonte o fio para a frente do trabalho, devolva o ponto para a agulha esquerda, vire e tricote os 65 pontos (não precisa deixar aquele ponto sem fazer.) Quando tiver que tricotar o ponto 'amarrado', levante o 'amarradinho' e tricote junto com o ponto.

Outra coisa que dá um acabamento especial é usar a técnica do grafting para costurar as mangas: usando um fio em cor contrastante (quando trabalho com lã, prefiro usar linha), monte os pontos. Tricote as mangas como pedido, mas não remate quando acabar. Com o mesmo fio contrastante, faça uma carreira e arremate. Una as duas partes usando o grafting (o fio de outra cor ajuda bastante!).