..

aumentos

Um aumento (ou ponto suplementar) é um ponto acrescido durante o trabalho. Existem vários tipos de aumentos. Todos os aumentos apresentados aqui são executados numa carreira (no direito ou no avesso) e seguidos por uma carreira simples, tricotada no avesso quando os aumentos foram feitos no direito. É o que é designado por "aumentos executados cada duas carreiras". Os aumentos duplos são feitos seguindo o mesmo princípio que os simples, mas são geralmente separados por um ponto que forma o eixo do aumento duplo. São usados cada vez que é necessário ter simetria, como, por exemplo, para as pences etc.



Aumento Perolado Simples

Tricotar um ponto em meia pegando-o como de costume. Depois, sem deixá-lo cair da agulha, trazer o fio na frente do trabalho, tricotá-lo uma segunda vez em tricô e pôr o fio novamente atrás do trabalho, para prosseguir. Este método forma ao mesmo tempo um furinho e uma espessura.




Efeito de aumento simples perolado, executado de cada lado dum trabalho. A simetria é obtida fazendo o aumento num terceiro ponto a partir do início da carreira (à direita), começando a tricotar o ponto em meia e no terceiro ponto antes do fim desta carreira (à esquerda), começando a tricotá-lo em tricô.



Aumento Barrado Simples

Tricotar um ponto em meia, pegando-o do modo habitual. Depois, sem deixá-lo cair, tricotá-lo novamente em meia, mas pegando-o por trás. O cruzamento do fio forma uma pequena barra horizontal (dando nome ao método), cujo efeito decorativo pode ser usado numa sucessão regular e simétrica de aumentos.




Efeito de aumento simples barrado, executado de cada lado de um trabalho. A simetria é obtida fazendo o aumento no terceiro ponto a partir do início da carreira (à direita) e no quarto antes do fim desta carreira (à esquerda).



Aumento Levantado Simples

Levantar com a agulha direita a parte superior do ponto da carreira que precede aquela que está sendo tricotada em forma de V, e no qual se encaixa o ponto da carreira atual. Tricotá-la em meia, antes do ponto, e, depois, tricotar este ponto normalmente em meia. Pode-se também levantar a parte superior de um ponto da carreira anterior, à esquerda do ponto que acaba de ser tricotado, ou depois.




Efeito obtido com um aumento simples levantado, situado de cada lado de um trabalho. A simetria é conseguida fazendo o aumento abaixo do terceiro ponto, a partir do início da carreira (à direita), antes de tricotá-lo, e abaixo do terceiro ponto, antes do fim desta carreira (à esquerda), depois de tricotá-lo.



Aumento Mediano Simples

Nesta quarta fórmula, um ponto é tricotado em meia, dentro do ponto carreira anterior, depois um ponto em meia no ponto normal. Para tricotar um ponto da carreira anterior, depois de ter tricotado o ponto normal, não deixar cair o ponto meia da agulha esquerda antes de tricotar o ponto inferior.




Efeito de aumento simples mediano, executado de cada lado de um trabalho. A simetria é conseguida fazendo o aumento abaixo do terceiro ponto, a partir do início da carreira (à direita), depois de tricotá-lo, e abaixo do terceiro ponto, antes do fim desta carreira (à esquerda), antes de tricotar este ponto.



Aumento Intercalado Simples

Com a agulha esquerda, levantar o fio horizontal que fica entre dois pontos, reunindo-os. Depois tricotar um ponto em meia no fio de trás, o que cruzará o fio, resultando num ponto torcido. Evita-se deste modo a formação de um furinho no lugar do aumento.




Efeito obtido com um aumento simples intercalado situado de cada lado de um trabalho. A simetria é conseguida fazendo o aumento no fio horizontal que fica depois do terceiro ponto, a partir do início da carreira (à direita) e antes do terceiro ponto do fim desta carreira (à esquerda).



Aumento Furadinho por Laçadas

Este aumento é usado nas mangas raglã, no enxoval do bebê ou com os pontos rendados. Consiste em uma laçada formando um ponto suplementar, tricotado corno tal na carreira seguinte e não compensado por uma diminuicão.




Efeito obtido por um aumento furadinho por laçadas, de cada lado do trabalho. A simetria é conseguida fazendo uma laçada, depois do terceiro ponto a partir do início da carreira (à direita) e antes do terceiro ponto, do fim desta carreira (à esquerda).



Aumento Perolado Duplo

Dos três pontos do meio, tricotar o primeiro em meia, depois em tricô; o segundo em meia (eixo) e o terceiro em meia, depois em tricô. Na carreira seguinte, tricotar todos os pontos em tricô. O aumento continua sendo feito no ponto que precede e no ponto que segue aquele do meio.



Aumento Barrado Duplo

O primeiro aumento é feito tricotando em meia o ponto que precede o ponto que foi escolhido como eixo do aumento duplo, depois tricotando novamente este ponto por trás. Repetir estes aumentos no ponto seguinte. Na carreira seguinte, tricotar todos os pontos em tricô. Os aumentos seguintes são sempre executados no ponto do eixo e no ponto que o precede.



Aumento Levantado Duplo

Tricotar primeiro um ponto meia na parte superior do ponto da carreira anterior, abaixo do ponto que formará o eixo; em seguida tricotar este ponto em meia, pegando-o por trás para evitar um furinho; depois tricotar novamente um ponto meia no mesmo ponto da carreira anterior.



Aumento Mediano Duplo

Nos três pontos, cujo segundo representa o eixo dos aumentos, tricotar primeiro um ponto meia; abaixo deste ponto, fazer um ponto meia no ponto que precede; de pois tricotar um ponto meia (eixo); em seguida um por to meia abaixo do ponto seguinte (no ponto da carreirra anterior) e finalmente este ponto, o terceiro, em meia.



Aumento Intercalado Duplo

Levantar com a agulha esquerda o fio horizontal à direita de um ponto destinado a formar o eixo dos aumentos, tricotar o fio de trás desta linha para torcê-lo, depois o próprio ponto. Repetir a mesma operação com o fio horizontal que fica à esquerda do ponto central. O aumento intercalado furadinho é executado sem torcer o fio.



Aumento Furadinho Duplo

Fazer uma laçada antes do ponto destinado a formar o eixo do aumento, tricotar este ponto em meia, depois fazer uma segunda laçada, antes de continuar a carreira. Na carreira seguinte, tricotar os pontos e as laçadas, como sendo pontos.